Como escolher os pneus corretos para deixar o carro mais econômico e seguro?

Apesar de evoluírem e se tornarem mais tecnológicos, os pneus continuam a exigir muita atenção, pois são responsáveis ​​por grande parte da segurança do automóvel, como curvas e travagens, ruído e até condução. A playlist do Correio Técnico reúne algumas perguntas e respostas sobre o assunto.

O piloto de testes da QUATRO RODAS, Leonardo Barboza, resposta três das questões mais enviadas por nossos leitores ao Correio Técnico, através do e-mail 4rodas.abril@atleitor.com.br.

Além de interferir diretamente na dirigibilidade e segurança, pneus em mau estado também são considerados uma infração grave de trânsito. Caso o motorista seja flagrado trafegando com pneu carecas, pode receber multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Assim, vale sempre checar a situação de todos os pneus, que podem estar mais gastos de um lado do que do outro – o que acontece devido a inúmeros fatores. Também é necessário cuidado na hora de escolher pneus novos, já que eles devem seguir as recomendações do fabricante do veículo para garantir o melhor funcionamento dos próprios pneus e de outros componentes, como freios e suspensão.

Por fim, também pensando na segurança, algumas empresas já idealizam ou até produzem pneus que evitarão furos. Consequentemente, motorista e passageiros também se livrarão de situações de perigo, como acidentes, assaltos e outras. Quer saber mais detalhes? Confira o nosso vídeo!

Via: Quatro Rodas