Como serão os pneus do futuro?

Como calibrar os pneus e quantas libras usar no pneu do meu carro?

Incluindo a distância entre trilhos e objetos, a velocidade de deslocamento e até fatores como a quantidade de carga a bordo, tudo isso é calculado e leva a uma ação do sistema de condução autônoma. Mas há outra coisa bem embaixo do carro: o chão.

É essencial que o carro saiba se o solo está aderente, molhado, enlameado, esburacado, desnivelado, entre outros fatores. E é justamente aí que entram os pneus do futuro. Conforme o nosso bate-papo com a Pirelli , os pneus terão sensores integrados à unidade de controle do carro, para informar tudo o que se passa com eles.

Além disso, a partir dos pneus com sensores , os carros deverão se comunicar entre si, via 5G. O objetivo será que todos os veículos da área saibam se/que algo ocorre em determinado ponto da pista. Uma vez que um carro passou por cada trecho da via, um registro será feito. Assim, os demais veículos que estiverem na mesma trajetória, já saberão o que fazer, ao chegar no mesmo local.

Perguntamos se o descarte dos pneus será mais complicado, ou até mesmo se os consumidores poderão reaproveitar os sensores do primeiro jogo de pneus, para o próximo, Desse modo, não haveria a necessidade de se arcar com os gastos dos itens eletrônicos repetidas vezes.

Segundo a Pirelli, de repente, os sensores poderão ser reaproveitados, sim. Provavelmente, o que precisaria ser feito, é uma reinicialização do sistema que recebe as informações do sistema para que, assim, eles possam ser reutilizados. Caso os sensores forem descartados junto dos pneus, poderão ser separados do composto, e serem destinados a outro fim.

Também perguntamos sobre os pneus sem ar , e a resposta foi a de que eles ainda não estão maduros o bastante para serem validados, em um futuro tão próximo. O maior desafio, por trás deles, é a ineficiência deles ao rodarem em velocidades mais elevadas, como nas rodovias, por exemplo.

Um ou outro modelo já está implementado em carros de passeio, como no McLaren Artura. Além disso, a própria Pirelli já começou a correr com as mais diversas patentes.

Entretanto, pode ter certeza de que ainda demorará um pouco para vermos eles para lá e para cá nas ruas brasileiras . Só desejo boa sorte para os sensores, que levarão “coices” atrás de “coices” com os tantos buracos das vias por aí.

Via: https://carros.ig.com.br/2022-07-29/como-serao-os-pneus-do-futuro–ouca-o-podcast-com-a-pirelli-e-descubra.html