Estepe: cuidados necessários

Geralmente fica oculto no carro – quando não é armazenado do lado de fora – o pneu sobressalente costuma ser ignorado até que você precise dele. No entanto, quando esse momento chegar, pode ser tarde demais. O pneu sobressalente do seu carro precisa de manutenção regular para garantir que possa ser usado se um dos pneus principais furar ou estourar. Para garantir a manutenção adequada do pneu sobressalente, adicione as dicas a seguir ao programa de manutenção do carro.

Mantenha o estepe calibrado

O ideal é calibrar os pneus do carro a cada 15 dias, e sempre que o fizer, não esqueça do estepe. Calibre na quantidade indicada no manual do veículo. Isso vai compensar a perda de pressão ao longo do tempo e se você for viajar, garante que está com a calibração em dia para suportar a carga do carro.

Pneu mais baixo apenas para emergências

Hoje em dia é normal que o estepe seja menor do que os pneus de uso diário. Importante: estamos falando da largura da banda de rodagem, não do tamanho da roda, que deve ser idêntica às outras rodas. O estepe mais fino é mais barato e mais leve, só que é feito para emergências e não para usar por muito tempo ou em alta velocidade. Use-o apenas para não ficar na mão caso ocorra um imprevisto na estrada, seguindo lentamente até uma posição onde consiga consertar o pneu.

Verifique o desgaste do pneu

Assim como os pneus de uso diário, o estepe não pode estar careca. A lei diz que os sulcos  devem ter profundidade mínima de 1,6 mm, ou você pode ser multado. A maneira mais fácil de evitar isso é não rodar com esse pneu reserva mais do que o necessário, e não incluí-lo na rotação dos pneus principais.

Se trocar a roda, substitua os parafusos

Exceto em alguns carros que vêm com roda de liga leve, o normal é que o estepe tenha uma roda de aço. Se preferir deixá-lo com uma roda como as demais, não esqueça de trocar também os parafusos de acordo com a especificação da nova roda. Se forem diferentes, podem não encaixar da maneira correta, correndo o risco de não segurar bem o estepe com o carro em movimento.

Verifique se o estepe está em boas condições

Um pneu tem um prazo de validade de, em média, cinco anos. A partir daí, a borracha passa a deteriorar devido aos efeitos da umidade, temperatura e pressão, afetando toda a sua estrutura. Ao calibrar o estepe, certifique-se de que não apresenta rachaduras na borracha, o que indica que o pneu está danificado e pode causar acidentes.

Preste mais atenção caso o seu pneu reserva esteja localizado fora do veículo, como em muitos SUVs e versões aventureiras. Mesmo protegido, fica mais exposto, reduzindo sua vida útil em relação a um estepe armazenado no interior do carro.