Goodyear testa pneu sem ar em Tesla

O pneu sem ar são o sonho de muitos motoristas: você não corre o risco de furar os pneus, não precisa se preocupar com a inflação e eles estão mais próximos da realidade.

A Goodyear continua testando esse tipo de pneu e, agora, está voltada para usá-lo em carros elétricos e divulgou vídeos que mostram em que estágio a evolução do pneu sem ar está.

egundo o site The Drive, já foram feitos testes de campo em ônibus autônomos na Flórida até corridas mais extremas em alta velocidade.

A Goodyear diz que testou a durabilidade de seus pneus sem ar em velocidades de até 160 km/h, sujeitando-os a fortes acelerações e desacelerações, ao mesmo tempo em que os envia por uma pista de “capacidade de manobra” em velocidades de até 90 km/h.

Após os testes dinâmicos, a Goodyear diz que seus pneus sem ar foram recebidos “com feedback positivo da empresa e de motoristas de teste treinados por terceiros”.

A empresa norte-americana divulgou que os seus primeiros pneus sem ar deverão chegar ao mercado em 2030.

Michelin também testa pneu sem ar

A Michelin também está desenvolvendo um pneu sem ar que pode ser utilizado em carros de passeio, batizado de Uptis. A previsão da marca francesa é que eles sejam lançados em 2024.

Sustentabilidade

De acordo com a Michelin, 12% dos pneus são perdidos devido a explosões, e 8% devido a uso irregular e pressão inadequada. O número de pneus descartados anualmente, no mundo, seria de 1 bilhão. Dessa forma, os pneus sem ar ainda têm a vantagem de reduzir o descarte na natureza.

Como cuidar do pneu

Enquanto os pneus sem ar não chegam ao mercado, é importante cuidar bem dos que já estão no seu carro. E uma das principais medidas para prolongar a vida útil deles é calibrá-los.

A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.

A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

Via: Auto Papo