Pneus em Santa Luzia: Você usaria um pneu de “garrafa PET”?

A fabricante alemã de pneus Continental anunciou que usará materiais plásticos reciclados, como PET engarrafado, em seus pneus a partir do próximo ano para manter a empresa mais verde.

A Continental disse que vai substituir materiais derivados do petróleo por fios de poliéster sustentáveis feitos de garrafas PET por meio de um processo mecânico, que serão usados na construção da carcaça do pneu em Santa Luzia. 

Este material, diz a Continental, deve ser capaz de substituir completamente o poliéster convencional baseado em fósseis.

O anúncio da Continental veio poucas semanas depois que a empresa norte-americana GoodYear tornou público seu compromisso de descontinuar o uso de todos os materiais derivados do petróleo até 2040, mostrando uma tendência da indústria de se tornar mais sustentável.

A Goodyear começou a eliminar os hidrocarbonetos com óleo de soja em 2017. 

Junto com seu parceiro e fornecedor Otiz, especialista em fibras e fabricante de têxteis, a Continental diz que desenvolveu a tecnologia para reciclar garrafas PET sem as etapas químicas intermediárias necessárias, ao mesmo tempo em que fabrica fios de poliéster que atendem aos elevados requisitos mecânicos dos pneus. 

“Já em 2022, poderemos utilizar material obtido da reciclagem de garrafas PET para a produção de pneus. Em nosso processo de reciclagem inovador, as fibras são fiadas a partir de PET reciclado sem a necessidade de decompor o material em seus componentes originais ”, disse Andreas Topp, chefe de materiais, desenvolvimento de processos e industrialização na área de negócios de pneus da Continental. “Com o uso de fio de poliéster reciclado, estamos dando mais um passo importante em direção à economia circular”. 

Via: Agrolink